Pular para o conteúdo principal

Lixo uma nova descoberta

Este e o resultado parcial de um trabalho desenvolvido pelos alunos da 6ª série da Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias (Florianópolis-SC - 2003). Os alunos saíram a campo e fizeram um levantamento fotográfico do problema do lixo em sua comunidade. Acompanhem ...

Reciclagem uma mudança de atitude.
Em alguns supermercados e lojas você pode escolher diferentes embalagens (plástico, papel, etc.). Escolha as que forem recicláveis. Na compra de mais de um produto economize embalagens levando a maior quantidade de produtos no menor número de sacolas.

O que é lixo?
Lixo é basicamente alguma coisa que não precisamos mais, desde os restos de comida que jogamos no saco de lixo até venenos químicos os despejados pelas fábricas.

Escola e Reciclagem.
Reduzir, Reutilizar e Reciclar são verbos que podem ser conjugados na própria escola. Para tanto, algumas dicas úteis são:
1. Verificar que tipo de lixo é produzido em que quantidade e em que lugar.
2. Promover esquemas para a reutilização dos resíduos, quando possível.

Fórmula dos 5 R
1º Reduzir a geração do lixo
2º Reutilizar os bens de consumo
3º Recuperar os materiais
4º Recuperar os materiais
5º Repensar os hábitos de consumo de descarte

Lixo doméstico: algumas medidas para diminuir seu impacto.
- Substituir produtos químicos para polimento do chão ou dos móveis por uma mistura de óleo de limão e óleo mineral.
- Substituir naftalina por cedro para espantar traças.
- Substituir sprays aerossóis por sprays manuais.

Colabore com a redução do lixo.
Investir em materiais duráveis e fáceis de reparar é um bom começo para ajudar a reduzir a poluição decorrente do lixo. Eis algumas dicas:
- Utilize baterias de maior duração e de preferência recarregáveis.
- Minimize o uso de toalhas, pratos, copos ou guardanapos de papel. Sempre que possível, substitua-os por similares de pano ou vidro.
- Lâminas de barbear descartáveis não desaparecem facilmente na natureza. Podem ser substituídos por barbeadores elétricos.
- Fraldas descartáveis podem ser substituídas por fraldas de tecido. Anualmente nos Estados Unidos, 5 milhões de toneladas são incineradas, perdendo-se grandes quantidades de plásticos e papéis.

Entrevista/ Diálogo
(os alunos fizeram algumas entrevistas com os próprios alunos e com moradores do bairro. As perguntas foram elaboradas fora de sala de aula pelos próprios alunos e aqui está algumas delas...)
O que você acha da poluição no bairro da Vargem Grande?
A poluição está muito grande, e os moradores deveriam conservar mais o que ainda temos de bom no bairro.
O que a poluição faz com a natureza?
Além de destruir a natureza os rios, mata os animais e deixa a vida das pessoas sem saúde.
Quem é o culpado de provocar a poluição?
Alguns moradores do bairro colocam lixo nos lotes vazios, nos bueiros e também na beira de rios. Qualquer pessoa que joga papel de bala, lata de refrigerante e outras coisas é culpada de ajudar a poluir os bairro.
O que você acha dos problemas ambientais de nosso bairro?
Eu acho que é muito ruim porquê está tendo muito desmatamento, rios poluídos e lixos jogados nos caminhos como por exemplo: latas de refrigerante, garrafas plásticas e etc.
Você já encontrou algum rio poluído?
Sim, eu já vi porquê perto de minha casa tem um laguinho poluído por pessoas que colocam esgoto no rio.
Qual o tipo de poluição que tem no bairro?
Pessoas que jogam lixo nos rios e também animais mortos.

Você sabe quanto tempo leva para o lixo ser decomposto pela natureza?

Dependendo do tipo de material do lixo, ele pode ficar na natureza por muito tempo, poluindo o meio ambiente e contribuindo para a contaminação da água e do solo. Veja abaixo uma tabela que preparamos com o tempo médio para cada tipo de material jogado na natureza desaparecer.

Sacos de plástico - 10 a 20 anos infantil_lixo_sacoplastico infantil_lixo_picole Palito de picolé - 13 anos
Vidro - 1 milhão de anos infantil_lixo_vidro infantil_lixo_lata Latas de refrigerante - 100 anos
Ponta de cigarro - 5 anos infantil_lixo_cigarro infantil_lixo_salgadinho Pacote de salgadinho - 500 anos
Papel - 6 meses infantil_lixo_papel infantil_lixo_pano Pano - 12 meses
Garrafa PET - 100 anos infantil_lixo_pet infantil_lixo_chiclete Chicletes - 5 anos
Caixa de leite - 5 anos infantil_lixo_leite infantil_lixo_esponja Esponja de nylon - indeterminado

Fonte: WWF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te

Proposta estabelece estratégia nacional para retorno às aulas

As diretrizes nacionais, definidas em acordo por todos os entes, servirão de referência para os protocolos de estados e municípios para o retorno às aulas. O Projeto de Lei 2949/20 estabelece uma estratégia nacional para retorno às aulas durante a pandemia de Covid-19. A proposta, do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), tramita na Câmara dos Deputados. Pelo texto, União, estados e municípios devem organizar colaborativamente o retorno às atividades escolares, interrompidas com o Decreto Legislativo 6/20 que reconheceu a calamidade pública por causa da pandemia. A estratégia será definida por princípios, diretrizes e protocolos, respeitadas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias brasileiras. As diretrizes nacionais, acordadas por todos os entes, servirão de referência para os protocolos de estados e municípios para o retorno às aulas. Elas deverão seguir princípios como atenção à saúde física e mental de profissionais de educação e estudantes; pr

Os cinco maiores países do mundo

Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil são os cinco maiores países do mundo em extensão territorial. A semelhança fica somente no quesito tamanho do território, quando olhamos para alguns dados populacionais as diferenças podem ser bastantes significativas. Veja os dados populacionais de cada um desses gigantes territoriais. População da Rússia Densidade demográfica 8,8 hab/km² Homens 66.644.047 habitantes Mulheres 76.812.871 habitantes População residente em área rural 26,08 % População residente em área urbana 73,92 % População total 143.456.918 habitantes Taxa bruta de mortalidade 15 por mil Taxa bruta de natalidade 12 por mil Taxa média anual do crescimento da população 0,042 % População do Canadá Densidade demográfica 4 hab/km² Homens 17.826.268 habitantes Mulheres 18.113.659 habitantes População residente em área rural 18,35 % População residente em área urbana 81,65 % População total 35.939.927 habitantes Taxa bruta de mortalidade 8 por mil Taxa