Pular para o conteúdo principal

Nicarágua pede que Corte Internacional defina fronteira marítima com Colômbia

Leandra Felipe Correspondente da Agência Brasil/EBC

[caption id="attachment_42" align="alignnone" width="300"]Reprodução Google Earth. Nicarágua pede que Corte Internacional de Justiça defina local exato da fronteira marítima com a Colômbia Reprodução Google Earth. Nicarágua pede que Corte Internacional de Justiça defina local exato da fronteira marítima com a Colômbia[/caption]

Bogotá - A Nicarágua apresentou hoje (15) um novo processo contra a Colômbia perante a Corte Internacional de Justiça em Haia, Holanda. O país solicita que o tribunal declare “o local exato” da fronteira marítima entre os países no mar do Caribe.

Em novembro do ano passado a Corte decidiu ampliar a fronteira da Nicarágua, mas a Colômbia, após dez meses de estudos sobre a sentença proferida, anunciou na semana passada que não acataria a decisão. Em um comunicado, o governo do país explicou que a solicitação à Corte pede a delimitação das 200 milhas náuticas que formam a fronteira caribenha entre a Nicarágua e a Colômbia.

Segundo o governo nicaraguense, a demanda apresentada contra a Colômbia é parte integral de um processo de “estabelecimento dos limites marítimos do Caribe nicaraguense”. “O processo tem como propósito terminar de definir os espaços marítimos da Nicarágua, limítrofes à Colômbia, sem prejudicar o direito de outros países”, informou o comunicado emitido pelo Executivo do país.

O governo do país também disse que estava disposto a negociar com a Colômbia, após a decisão do ano passado, mas que agora não teria mais “disponibilidade” por causa da reação do governo colombiano, que optou por responder que não acataria a decisão da Corte.

Com a decisão da Corte o Arquipélago de San Andrés perdeu grande parte do Mar do Caribe e as comunidades de pescadores alegam ter perdido sua fonte de renda. A Colômbia perderia parte de seu potencial energético, pois há petróleo na área limítrofe no mar caribenho.

Edição: Fábio Massalli

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te

Proposta estabelece estratégia nacional para retorno às aulas

As diretrizes nacionais, definidas em acordo por todos os entes, servirão de referência para os protocolos de estados e municípios para o retorno às aulas. O Projeto de Lei 2949/20 estabelece uma estratégia nacional para retorno às aulas durante a pandemia de Covid-19. A proposta, do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), tramita na Câmara dos Deputados. Pelo texto, União, estados e municípios devem organizar colaborativamente o retorno às atividades escolares, interrompidas com o Decreto Legislativo 6/20 que reconheceu a calamidade pública por causa da pandemia. A estratégia será definida por princípios, diretrizes e protocolos, respeitadas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias brasileiras. As diretrizes nacionais, acordadas por todos os entes, servirão de referência para os protocolos de estados e municípios para o retorno às aulas. Elas deverão seguir princípios como atenção à saúde física e mental de profissionais de educação e estudantes; pr