Pular para o conteúdo principal

Saída de Campo: O urbano e o rural na ilha de Santa Catarina.

Saída de campo com a Turma 71 da Escola Básica Municipal Batista Pereira: O urbano e o rural na ilha de Santa Catarina.

Objetivo principal

Analisar aspectos do rural e do urbano na ilha de Santa Catarina.

Objetivos específicos

Conhecer aspectos do norte da ilha de Santa Catarina.
Analisar aspectos da ocupação de Ratones.
Analisar aspectos da ocupação e as transformações na paisagem de Cansvieiras.
Conhecer e analisar aspectos da ocupação de Jurerê Internacional.
Identificar alterações nas paisagens do centro da cidade de Florianópolis.

Roteiro executado:
Saída da Escola Básica Municipal Batista Pereira 8h00min.
1ª ponto: Ratones – Fazenda Caiçara.
2ª ponto: Canasvieiras – Escola Básica Municipal Virgílio Veras (Fala com a professora Bianca [Geografia] sobre alterações na localidade de Canasvieiras e almoço.
3ª ponto: Caminhada da Escola Básica Municipal Virgílio Veras até a praia de Canasvieiras. [Observação de aspectos urbanos, identificação de equipamentos urbanos, alterações da paisagem].
4° ponto: Jurerê Internacional. Análise sobre a paisagem local. Observação sobre a segregação provocada pela ocupação espacial de Jurerê Internacional.
5° ponto: Bairro Central da cidade de Florianópolis. Caminhada por algumas ruas do centro da Cidade para observar aspectos da dinâmica espacial do centro.
Retorno à Escola Básica Municipal Batista Pereira. 17h00min.

Vejam algumas imagens do campo:

[caption id="attachment_131" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_132" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_133" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_134" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_135" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_136" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_137" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_138" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_139" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_140" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_141" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_142" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_143" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_144" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_145" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_146" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_147" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_148" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_149" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_150" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_151" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_152" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_153" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_154" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

[caption id="attachment_155" align="alignnone" width="300"]Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br Saída de Campo com alunos da Turma 71 da EBM Batista Pereira (2013). Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br[/caption]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te

Proposta estabelece estratégia nacional para retorno às aulas

As diretrizes nacionais, definidas em acordo por todos os entes, servirão de referência para os protocolos de estados e municípios para o retorno às aulas. O Projeto de Lei 2949/20 estabelece uma estratégia nacional para retorno às aulas durante a pandemia de Covid-19. A proposta, do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), tramita na Câmara dos Deputados. Pelo texto, União, estados e municípios devem organizar colaborativamente o retorno às atividades escolares, interrompidas com o Decreto Legislativo 6/20 que reconheceu a calamidade pública por causa da pandemia. A estratégia será definida por princípios, diretrizes e protocolos, respeitadas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias brasileiras. As diretrizes nacionais, acordadas por todos os entes, servirão de referência para os protocolos de estados e municípios para o retorno às aulas. Elas deverão seguir princípios como atenção à saúde física e mental de profissionais de educação e estudantes; pr

Os cinco maiores países do mundo

Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil são os cinco maiores países do mundo em extensão territorial. A semelhança fica somente no quesito tamanho do território, quando olhamos para alguns dados populacionais as diferenças podem ser bastantes significativas. Veja os dados populacionais de cada um desses gigantes territoriais. População da Rússia Densidade demográfica 8,8 hab/km² Homens 66.644.047 habitantes Mulheres 76.812.871 habitantes População residente em área rural 26,08 % População residente em área urbana 73,92 % População total 143.456.918 habitantes Taxa bruta de mortalidade 15 por mil Taxa bruta de natalidade 12 por mil Taxa média anual do crescimento da população 0,042 % População do Canadá Densidade demográfica 4 hab/km² Homens 17.826.268 habitantes Mulheres 18.113.659 habitantes População residente em área rural 18,35 % População residente em área urbana 81,65 % População total 35.939.927 habitantes Taxa bruta de mortalidade 8 por mil Taxa