Pular para o conteúdo principal

Relatório de Campo

 

Relatório de campo da aluna Emily Carvalho da Escola Básica Municipal Batista Pereira em ocasião de saída de campo interdisciplinar (Geografia e História) realizada no norte e centro da Ilha de Santa Catarina. Segue na íntegra:

 

clip_image002Escola Básica Municipal Batista Pereira
Disciplina: Geografia
Professor: Santiago Alves de Siqueira
Aluna: Emily Lima Carvalho
Turma: 71

 

 

Registro da Saída á Campo: O urbano e o rural na ilha de Santa Catarina.

 

No dia 24 de Setembro de 2013, dezessete estudantes da turma 71* da Escola Municipal Batista Pereira fizeram uma saída de estudos sob a regência da professora Milana Lazzaris (História) e do professor Santiago Alves de Siqueira (Geografia) com objetivo de conhecer na prática, temas que já vinham sido abordados em sala.

Ás 8:00hs o grupo já estava animado e depois de relembrar os combinados, finalmente partimos com destino a fazenda de Caiçara localizada na localidade de Ratones.

Fomos bem recebidos por um trabalhador local e ele nos contou um pouco da história da fazenda e da cultura. Fizemos uma pequena trilha e aproveitamos para registrar com fotos e videos um pouquinho da paisagem.

clip_image004

clip_image006

clip_image008

 

 

 

 

Conversamos sobre curiosidades do local e ainda vimos resquícios deixados pelos escravos.

 

clip_image010

Também conhecemos uma plantação de alface e conversamos com a moça responsavel pela propriedade e ainda nos ofereceu um exemplar para degustarmos no almoço .

clip_image012

Já em Canasvieiras fomos até a Escola Básica Municipal Virgílio Várzea, onde fomos bem recepcionados, por um profissional da escola e depois nos foi servido um delicioso almoço e sobremesa. Depois da sobremesa tivemos mini palestra com a professora Bianca de Geografia. Ela nos situou sobre o que veríamos no outro período vespertino, que o nome do bairro de Canasvieiras foi alterado e como foi a sua urbanização.

clip_image014

Retornamos ao ônibus para irmos conhecer a praia e uma universitária que nos acompanhou durante a saída, nos deu informações complementares a da professora Bianca.

Finalizando nossa estadia pelos bairros fomos até Jurerê Internacional.  O que mais nos impactou foi a arquitetura das moradias: grandes, estilosas, deixando visível o poder econômico de seus proprietários. A maioria das casas estavam fechadas. Deixando explicito que outras pessoas que não pertencem ao mesmo padrão de vida, não são bem vindas naquele espaço.

É deprimente observar como há poucas pessoas com tanto dinheiro e existem muitas próximas a pobreza.

clip_image016

Depois deste “passeio” a outra realidade, fomos para o centro da cidade de Florianópolis, observar alguns pontos turísticos: catedral metropolitana, Museu, Praça XV....

Foi um dia muito produtivo e prazeroso, o cansaço foi recompensado pela paisagem e pela história de cada lugar visitado.

 

clip_image018



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te

Proposta estabelece estratégia nacional para retorno às aulas

As diretrizes nacionais, definidas em acordo por todos os entes, servirão de referência para os protocolos de estados e municípios para o retorno às aulas. O Projeto de Lei 2949/20 estabelece uma estratégia nacional para retorno às aulas durante a pandemia de Covid-19. A proposta, do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), tramita na Câmara dos Deputados. Pelo texto, União, estados e municípios devem organizar colaborativamente o retorno às atividades escolares, interrompidas com o Decreto Legislativo 6/20 que reconheceu a calamidade pública por causa da pandemia. A estratégia será definida por princípios, diretrizes e protocolos, respeitadas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias brasileiras. As diretrizes nacionais, acordadas por todos os entes, servirão de referência para os protocolos de estados e municípios para o retorno às aulas. Elas deverão seguir princípios como atenção à saúde física e mental de profissionais de educação e estudantes; pr