Mensagens na internet, de cunho conspiratório, espalham a fantasiosa história de que o Brasil caminha rapidamente para se tornar uma “ditadura comunista”. Um boato que não tem outro objetivo senão o de assustar a população brasileira.
O Brasil não caminha para se tornar uma ditadura comunista. O País atravessa, desde 1985, o mais longo período democrático de sua história, com voto direto nas eleições, liberdades civis e funcionamento das instituições. O governo federal é fiscalizado por órgãos de controle internos e externos, como o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério Público e a Controladoria-Geral da União (CGU).
O Congresso Nacional e o Judiciário têm autonomia, garantindo a independência dos três Poderes republicanos. Ao mesmo tempo, a sociedade civil tem instrumentos para acompanhar as políticas públicas. Exemplo é o Sistema Único de Saúde (SUS), que é fiscalizado por conselhos..
Além disso, o governo federal implantou em 2012 a Lei de Acesso à Informação (LAI), que permite a qualquer cidadão pedir desde informações que tratam de políticas públicas até gastos de servidores.
É importante ressaltar que o Brasil vive sob um regime capitalista, de economia de mercado. É um Estado Democrático de Direito que prioriza a inclusão social e a democratização de oportunidades. Mesmo entre os principais opositores do governo, ninguém realmente sério acredita que o Brasil está caminhando para virar uma “ditadura comunista” nem faz qualquer afirmação nesse sentido.
Portanto, ditadura comunista no Brasil é uma visão distorcida que não encontra qualquer respaldo em uma análise séria da realidade brasileira.
Fonte: Portal Brasil. Acesso em 02/06/2016
Comentários
Postar um comentário
Você é responsável pelo que pensa, fala e escreve.