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[Para refletir] Sobre a escola

*As políticas educacionais que têm como alvo a resolução dos dilemas sociais que surgem do mau funcionamento das instituições econômicas políticas e sociais da sociedade não se solucionam por meio de políticas educacionais e de reformas. Os instrumentos de que dispõe o mais benevolente reformador educacional e especialista em políticas de ação estão limitados pela falta de um público para a mudança e pela força avassaladora de um processo educacional que se move em direção à reprodução social da forma de governo existente. Há um resultado deletério em nossos esforços quando as tentativas educacionais para mudar a sociedade tendem a tirar sua atenção do foco do problema pela criação e legitimação da ideologia, segundo a qual as escolas podem ser usadas para resolver problemas que não se originam no setor educacional.
*Citação que Apple (2006, p. 76) fez de Henry Levin**

**Henry M. Levin, A Radical Critique of Educational Policy (Stanford, California: Occasional Paper of the Stanford University Evaluation Consortium, março, 1977, mimeografado), p. 26-27.


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População da Rússia
Densidade demográfica 8,8 hab/km²
Homens 66.644.047 habitantes
Mulheres 76.812.871 habitantes
População residente em área rural 26,08 %
População residente em área urbana 73,92 %
População total 143.456.918 habitantes
Taxa bruta de mortalidade 15 por mil
Taxa bruta de natalidade 12 por mil
Taxa média anual do crescimento da população 0,042 %

População do Canadá
Densidade demográfica 4 hab/km²
Homens 17.826.268 habitantes
Mulheres 18.113.659 habitantes
População residente em área rural 18,35 %
População residente em área urbana 81,65 %
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Taxa bruta de mortalidade 8 por mil
Taxa bruta de natalidade 11 po…