Pular para o conteúdo principal

Pela 1ª vez, secretário de Educação de Londrina será escolhido por seleção

Desde o dia 26, qualquer pessoa pode se inscrever para tentar ser o novo secretário municipal de Educação de Londrina a partir de 1º de janeiro de 2017. Esta é a primeira vez que o comando de uma pasta da administração pública será escolhido por um processo seletivo, diferentemente do que ocorre em todo o país, quando geralmente os cargos são ocupados por indicações políticas.


As inscrições para concorrer à vaga podem ser feitas até 15 de novembro e os candidatos serão analisados em diversas etapas para que até dezembro seja entregue ao prefeito eleito da cidade uma lista curta de onde será definido o novo secretário.

O processo, que está nas mãos da organização não governamental Instituto Vetor Brasil, especializada em recrutamento e treinamento de profissionais na gestão pública, inclui, na primeira fase, uma análise de currículo. Diretora do instituto, Joice Toyota explicou, durante o lançamento do edital hoje na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que ainda serão avaliados outros critérios como motivação e o conhecimento que o candidato tem da situação da rede municipal de educação.

Em busca do melhor

“Queremos escolher o melhor ou a melhor. Em paralelo [às inscrições] a gente começa a rodar as primeiras etapas de seleção para realizar as entrevistas finais, a sabatina com membros da sociedade, e, depois, um teste de capacidade analítica, vamos olhar recomendações profissionais e motivação pessoal”, disse.

Os inscritos também serão sabatinados por representantes de universidades e pelo terceiro setor. Só os nomes que forem aprovados por estas mesas serão ouvidos também pelo prefeito eleito da cidade, Marcelo Belinati.



“Esse processo é inovador porque abre um leque de oportunidades para educadores de Londrina. Temos 29 instituições de ensino superior. Um dos diferenciais para a escolha será o conhecimento da nossa rede pública, nossos desafios e realidade. Isto oportuniza para quem é um grande talento e nunca teve oportunidade de sequer participar, nunca nem foi ouvido”, avaliou Belinati.

Segundo ele, a iniciativa vai tirar do discurso eleitoral a prática de promessas geralmente apresentadas para a área.

“O principal é termos um secretário de educação capacitado. Não é uma questão de Londrina, mas do Brasil. Não é critica aos secretários que passaram, mas foram indicações políticas”, disse o prefeito eleito em primeiro turno. Belinati aposta ainda que o processo seletivo pode ser ampliado para outras áreas e adotado por outras cidades.

Fonte: EBC publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas.
Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar.
Caso você tenha feito uso dess…

Proposta estabelece estratégia nacional para retorno às aulas

As diretrizes nacionais, definidas em acordo por todos os entes, servirão de referência para os protocolos de estados e municípios para o retorno às aulas.
O Projeto de Lei 2949/20 estabelece uma estratégia nacional para retorno às aulas durante a pandemia de Covid-19. A proposta, do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), tramita na Câmara dos Deputados.Pelo texto, União, estados e municípios devem organizar colaborativamente o retorno às atividades escolares, interrompidas com o Decreto Legislativo 6/20 que reconheceu a calamidade pública por causa da pandemia. A estratégia será definida por princípios, diretrizes e protocolos, respeitadas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias brasileiras.As diretrizes nacionais, acordadas por todos os entes, servirão de referência para os protocolos de estados e municípios para o retorno às aulas. Elas deverão seguir princípios como atenção à saúde física e mental de profissionais de educação e estudantes; prev…

Os cinco maiores países do mundo

Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil são os cinco maiores países do mundo em extensão territorial. A semelhança fica somente no quesito tamanho do território, quando olhamos para alguns dados populacionais as diferenças podem ser bastantes significativas.

Veja os dados populacionais de cada um desses gigantes territoriais.

População da Rússia
Densidade demográfica 8,8 hab/km²
Homens 66.644.047 habitantes
Mulheres 76.812.871 habitantes
População residente em área rural 26,08 %
População residente em área urbana 73,92 %
População total 143.456.918 habitantes
Taxa bruta de mortalidade 15 por mil
Taxa bruta de natalidade 12 por mil
Taxa média anual do crescimento da população 0,042 %

População do Canadá
Densidade demográfica 4 hab/km²
Homens 17.826.268 habitantes
Mulheres 18.113.659 habitantes
População residente em área rural 18,35 %
População residente em área urbana 81,65 %
População total 35.939.927 habitantes
Taxa bruta de mortalidade 8 por mil
Taxa bruta de natalidade 11 po…