Pular para o conteúdo principal

[Para Discutir] Turismo Sustentável

Vista parcial da cidade histórica de Pirenópolis-GO / Foto: Lilian Knapp - CC0 Public Domain

A ONU (Organização das Nações Unidas) através da Organização Mundial do Turismo (OMT), uma de suas agências, declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável. 

A relevância econômica do atividade do turismo para a economia dos países é notória. Dados da ONU apontam que um em cada 11 empregos no mundo são gerados pelo turismo. Além disso, o setor responde por 7% das exportações mundiais e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) global.

Para além das questões econômicas, uma ação de apoio ao turismo sustentável ajudaria muitos países no combate a formas perversas de exploração turísticas, entre outras, o turismo sexual.

Essa declaração da OMT poderá possibilitar maior destaque do potencial do turismo para o desenvolvimento econômico sustentável, a geração de empregos, redução da pobreza, proteção ambiental, defesa do patrimônio cultural, entre outras ações decorrentes de uma atividade turística sustentável.

Contudo, somente a declaração da OMT não é suficiente. É preciso estimular a adoção de políticas públicas para o setor e promover avanços em questões de cunho ambiental, como o avanço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que tem o fortalecimento do turismo entre suas metas. 

O anúncio oficial do Ano Internacional do Turismo Sustentável está previsto para acontecer no dia 18 de janeiro, na Espanha.

Em Sala de Aula

A escola deve desempenhar um papel importante nesse contexto, especialmente escolas situadas em municípios com potencial turístico. Há muitos municípios brasileiros, especialmente onde as cidades são menores que o turismo já se apresenta como uma importante atividade econômica, mas a falta de estrutura e de uma política voltada para a sustentabilidade da atividade turística direciona para que, a médio ou longo prazo, essa atividade seja insustentável.

Discutir ações para uma prática turística sustentável no ambiente escolar é oportunizar uma aprendizagem significativa aos alunos que vivenciam, em seus lugares de pertencimento, as consequências de turismo, seus bônus e seus ônus.

Repensar a atividade turística na perspectiva da sustentabilidade é promover a inclusão de uma maior parcela da população em uma importante atividade econômica buscando maximizar os benefícios para todos e mitigar seus problemas.

Se você já fez ou conhece algum trabalho sobre turismo em sua cidade, se você conhece algum projeto ligado ao turismo sustentável fale dele nos comentários do site. Terei um grande prazer um receber sua contribuição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te

Proposta estabelece estratégia nacional para retorno às aulas

As diretrizes nacionais, definidas em acordo por todos os entes, servirão de referência para os protocolos de estados e municípios para o retorno às aulas. O Projeto de Lei 2949/20 estabelece uma estratégia nacional para retorno às aulas durante a pandemia de Covid-19. A proposta, do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), tramita na Câmara dos Deputados. Pelo texto, União, estados e municípios devem organizar colaborativamente o retorno às atividades escolares, interrompidas com o Decreto Legislativo 6/20 que reconheceu a calamidade pública por causa da pandemia. A estratégia será definida por princípios, diretrizes e protocolos, respeitadas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias brasileiras. As diretrizes nacionais, acordadas por todos os entes, servirão de referência para os protocolos de estados e municípios para o retorno às aulas. Elas deverão seguir princípios como atenção à saúde física e mental de profissionais de educação e estudantes; pr

Os cinco maiores países do mundo

Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil são os cinco maiores países do mundo em extensão territorial. A semelhança fica somente no quesito tamanho do território, quando olhamos para alguns dados populacionais as diferenças podem ser bastantes significativas. Veja os dados populacionais de cada um desses gigantes territoriais. População da Rússia Densidade demográfica 8,8 hab/km² Homens 66.644.047 habitantes Mulheres 76.812.871 habitantes População residente em área rural 26,08 % População residente em área urbana 73,92 % População total 143.456.918 habitantes Taxa bruta de mortalidade 15 por mil Taxa bruta de natalidade 12 por mil Taxa média anual do crescimento da população 0,042 % População do Canadá Densidade demográfica 4 hab/km² Homens 17.826.268 habitantes Mulheres 18.113.659 habitantes População residente em área rural 18,35 % População residente em área urbana 81,65 % População total 35.939.927 habitantes Taxa bruta de mortalidade 8 por mil Taxa