Pular para o conteúdo principal

Os Biomas do Mundo

Bioma. 1 fot., color.. In Britannica Escola. Web, 2017.
Disponível em:<http://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/assembly/view/177582>. Acesso em: 23 de Abril de 2017.


Bioma

Um bioma é uma ampla região da Terra que contém um clima predominante e tipos específicos de plantas e animais. As florestas, as savanas, os desertos, as estepes, as pradarias e as tundras são exemplos de biomas terrestres. Lagos, rios e mares constituem biomas aquáticos.

Em um bioma, a flora e a fauna apresentam características e aspectos físicos determinantes para a sobrevivência naquele local. Por exemplo, nos biomas de clima semiárido, como a Caatinga brasileira, as plantas têm folhas duras, capazes de armazenar água. Dentro de um mesmo bioma, existem comunidades menores de seres vivos, que interagem entre si e com o meio. Essas comunidades são chamadas de ecossistemas.

Florestas

As árvores são a vegetação predominante nesse bioma. Existem vários tipos de floresta, como a tropical, a temperada e a taiga.

As florestas tropicais ficam próximas à linha do equador. O clima é quente e úmido durante todo o ano. A mata é densa, com plantas de todas as alturas, desde árvores altas até pequenos arbustos. A flora é rica, com grande número de espécies de bromélias e orquídeas, que se prendem ao tronco das árvores. Animais de todo tipo habitam esse bioma, desde grandes mamíferos, como a onça-pintada, até aves de rara beleza, como papagaios e tucanos. No Brasil, a floresta Amazônica e a mata Atlântica são exemplos desse tipo de bioma.
O douc-de-canelas-vermelhas é uma espécie ameaçada que habita as florestas tropicais do Camboja. Zoonar/Thinkstock - Floresta. 1 fot., color.. In Britannica Escola. Web, 2017. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/assembly/view/207620>. Acesso em: 23 de Abril de 2017.

As florestas temperadas são encontradas principalmente no hemisfério norte. Nelas, as árvores perdem as folhas no outono. O clima é temperado, com estações bem definidas, ou seja, o inverno é frio, e o verão, quente. Veados, ursos, linces e esquilos são comuns nesse bioma. A mata de Araucária é às vezes citada como exemplo brasileiro de floresta temperada, mas parece haver uma polêmica em sua classificação. Há os que a classificam dentro da mata Atlântica — para estes, portanto, ela seria parte de uma floresta tropical.
Pôr do sol em uma paisagem de taiga. Nesse bioma, a vegetação predominante são os abetos e os pinheiros. © George Spade/Fotolia - Taiga. 1 fot., color.. In Britannica Escola. Web, 2017. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/assembly/view/207424>. Acesso em: 23 de Abril de 2017.

A taiga é encontrada no norte do Alasca, no Canadá, no sul da Groelândia, na Sibéria, em parte da Noruega, na Suécia e na Finlândia. A vegetação predominante é a floresta de coníferas, com árvores em formato de agulha, como os abetos e os pinheiros. O inverno é longo e frio, e o verão, curto e ameno. Linces, lobos, alces e esquilos vivem nesse bioma.

Savanas

Entardecer em uma savana do Quênia, na África. © Digital Vision/Getty Images - Bioma. 1 fot., color.. In Britannica Escola. Web, 2017. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/assembly/view/134390>. Acesso em: 23 de Abril de 2017.

Nesse tipo de bioma, há poucas árvores e predomina a vegetação rasteira. No entanto, existem vários tipos de savana, espalhadas pelos cincos continentes. Nas savanas temperadas, como as da América do Norte e as do sudeste da Austrália, o verão é relativamente úmido, e o inverno, frio e seco. Nas savanas tropicais, como a africana — uma das mais conhecidas —, o clima é seco, caracterizado pelas altas temperaturas. A vegetação de gramíneas predomina, com poucos e esparsos arbustos. Búfalos, girafas, rinocerontes, elefantes, leões, guepardos e falcões são alguns dos animais que habitam a região.

No Brasil, são encontrados três tipos de savana: o Cerrado, na região central do país; a Caatinga, localizada principalmente no Nordeste; e o Pantanal, no Centro-Oeste brasileiro. No Cerrado, o verão é chuvoso, e o inverno, seco. A anta, o tamanduá-bandeira, a ariranha, o lobo-guará e a capivara são alguns dos animais que vivem nesse bioma. A Caatinga caracteriza-se pelas plantas adaptadas ao clima semiárido e à pouca quantidade de água, como os cactos e os mandacarus. A fauna é rica em lagartos, como o calango-verde, e em aves, como a asa-branca e o carcará. O Pantanal é chamado de savana alagada, por causa das inundações frequentes que ali ocorrem. Durante os meses de seca — maio a outubro —, a água dá lugar aos bancos de areia e às pastagens, que voltam a ficar submersos na época das chuvas. Tuiuiús, lobos-guarás e jacarés estão entre as espécies animais que vivem na região. Na flora, ipês, aroeiras e angicos se destacam, além da vegetação flutuante, típica de áreas alagadas, como os aguapés e as salvínias.

Desertos

Caracterizados pelo clima rigorosamente seco, os desertos recebem menos de 250 mililitros de chuva por ano. O maior deserto do mundo, o Saara, localiza-se no norte da África. A vegetação desértica é adaptada ao clima seco, predominando cactos e alguns arbustos. Dromedários, lagartos, cobras, roedores e escorpiões habitam esse bioma.

Estepes e pradarias
Os Pampas se caracterizam por extensas planícies. Paisagem da província de La Pampa, na Argentina. Etcheverry Collection/Alamy - Pampas. 1 fot., color.. In Britannica Escola. Web, 2017. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/assembly/view/174000>. Acesso em: 23 de Abril de 2017.

As estepes aparecem em geral na faixa de transição entre um deserto e uma floresta. São encontradas principalmente no hemisfério norte, por exemplo, nos Estados Unidos, na Mongólia, na Sibéria, no Tibete, na China e em regiões da Europa. A vegetação é do tipo rasteira. O clima nas estepes é seco, com verões quentes e invernos muito frios — em grandes altitudes a neve nunca derrete. As pradarias também se caracterizam pela vegetação rasteira, com a ocorrência de gramíneas e pequenos arbustos. Na América do Norte, as pradarias se estendem desde o Canadá até as planícies centrais dos Estados; bisões e coiotes vivem nessa região. Na América do Sul, as pradarias são chamadas de pampas ou campos sulinos e aparecem no sul do Brasil e na Argentina, onde o clima é mais úmido. Cachorros-do-mato, veados, tatus, anus-pretos e pica-paus são animais típicos dos pampas gaúchos. Nas pradarias americanas, destaca-se a criação de búfalos; nos pampas, a pecuária bovina movimenta a economia da região.

Tundras

Paisagem da tundra do Alasca durante o outono. © TTphoto/Shutterstock.com - Tundra. 1 fot., color.. In Britannica Escola. Web, 2017. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/assembly/view/207623>. Acesso em: 23 de Abril de 2017.

Encontrada nas regiões do extremo norte da Terra, a tundra caracteriza-se pelo clima seco e pelas baixas temperaturas, assim como pela pequena biodiversidade. Musgos, liquens e gramíneas compõem a vegetação predominante. Entre as espécies animais, destacam-se raposas árticas, renas e pássaros migratórios.

Fonte: bioma. In . Enciclopédia Escolar Britannica, 2017. Web, 2017. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/bioma/480789>. Acesso em: 23 de Abril de 2017.


Segue, como complemento para atividades em sala de aula, o mapa dos biomas brasileiros (IBGE).


Deixe seu comentário dizendo se este tipo de conteúdo foi útil para você. 😉

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te

Proposta estabelece estratégia nacional para retorno às aulas

As diretrizes nacionais, definidas em acordo por todos os entes, servirão de referência para os protocolos de estados e municípios para o retorno às aulas. O Projeto de Lei 2949/20 estabelece uma estratégia nacional para retorno às aulas durante a pandemia de Covid-19. A proposta, do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), tramita na Câmara dos Deputados. Pelo texto, União, estados e municípios devem organizar colaborativamente o retorno às atividades escolares, interrompidas com o Decreto Legislativo 6/20 que reconheceu a calamidade pública por causa da pandemia. A estratégia será definida por princípios, diretrizes e protocolos, respeitadas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias brasileiras. As diretrizes nacionais, acordadas por todos os entes, servirão de referência para os protocolos de estados e municípios para o retorno às aulas. Elas deverão seguir princípios como atenção à saúde física e mental de profissionais de educação e estudantes; pr

Os cinco maiores países do mundo

Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil são os cinco maiores países do mundo em extensão territorial. A semelhança fica somente no quesito tamanho do território, quando olhamos para alguns dados populacionais as diferenças podem ser bastantes significativas. Veja os dados populacionais de cada um desses gigantes territoriais. População da Rússia Densidade demográfica 8,8 hab/km² Homens 66.644.047 habitantes Mulheres 76.812.871 habitantes População residente em área rural 26,08 % População residente em área urbana 73,92 % População total 143.456.918 habitantes Taxa bruta de mortalidade 15 por mil Taxa bruta de natalidade 12 por mil Taxa média anual do crescimento da população 0,042 % População do Canadá Densidade demográfica 4 hab/km² Homens 17.826.268 habitantes Mulheres 18.113.659 habitantes População residente em área rural 18,35 % População residente em área urbana 81,65 % População total 35.939.927 habitantes Taxa bruta de mortalidade 8 por mil Taxa