Ao discutir a introdução do livro Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência univeresal do professor Milton Santos, os alunos da 8ª série da Escola Básica Municipal Batista Pereira (2013) foram estimulados a escrever um breve texto sobre como seria, a partir de seu olhar, essa outra globalização. Vários textos foram escritos e alguns deles encaminhados para nosso site para serem publicados e aqui estão eles:SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 19ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.
Nome: Rosângela Luiz
Turma: 84
O mundo como pode ser : Uma outra globalização
Hoje em dia vemos que o mundo é meio perverso. Mais poderíamos pensar em
como seria um mundo mais justo e humano.
Imagine um mundo sem corrupção, sem desvio de dinheiros de hospitais e educação,
iriamos garantir a vida de mais pessoas e os estudos estariam mais presentes na vida de
muita delas.
Um mundo onde todos respeitariam as leis presentes, não viveriam em um mundo consumista onde o dinheiro às vezes é mais valorizado que pessoas.
Também viveríamos com misturas de raças e culturas diferentes sem preconceitos.
*******************************************************
Nome: Brendon miorandoTurma:84
COMO PODERIA SER A GLOBALIZAÇÃO
O mundo hoje em dia é mostrado como fábula, e por isso que a gente não sabe da realidade, pois como é que a medicina esta tão avançada se muitas pessoas ainda morrem de doenças simples ?
O que falo acima é só um exemplo, pois também existem varias outras coisas que são mostradas a nós como fábulas.
O mundo de hoje poderia ser um mundo justo que não tivesse egoístas, que tiram dinheiro do povo ou aumentam os lucros de forma no produto que eles oferecem!
O mundo de hoje também poderia ser um lugar onde nós respeitassemos as diferenças e aceitássemos a opinião do outro (mesmo essas coisas sendo muito difíceis).
Minha opinião é que se os donos dos meios de produção oferecessem maiores salários aos trabalhadores das fabricas eles teriam maior motivação para trabalhar e produziriam mais (mas isso seria quase impossível graças as empresas concorrentes).
O mundo também poderia oferecer passagens aéreas mais baratas e podia disponibilizar mais aeroportos, pois traria mais vantagens para quem quisesse viajar (principalmente a negócios) e para quem quisesse fazer universidade em outro lugar.
O mundo também poderia reduzir impostos dos produtos importados de outros países e poderia reduzir os impostos aqui mesmo no brasil.
O mundo também poderia oferecer um tipo de lei mundial que diminui-se a renda do rico e aumenta-se a renda do pobre.
O mundo de hoje também ser um lugar onde, a internet, em vez de oferecer publicidades como jogos ou spans, pudesse oferecer sites informativos que pudessem informar sobre a inflação, impostos, contato com o governo, vagas de emprego, etc.
O mundo de hoje poderia ser um lugar onde o capitalismo fosse um pouquinho mais justo.(de preferencia bem mais do que hoje em dia).
Comentários
Postar um comentário
Você é responsável pelo que pensa, fala e escreve.