Pular para o conteúdo principal

Por que as pessoas vão pesar um quilo menos com o eclipse?

Convite: Inscreva-se em nosso canal do Youtube
Na próxima segunda-feira (21), um eclipse total do sol será acompanhado com muita expectativa por cientistas e observadores do mundo inteiro.

Em 21 de agosto, um Eclipse Solar total será exibido nos Estados Unidos; em parte na América Central e no norte da América do Sul e Europa.


O eclipse começará às 11h46 horário dos Estados Unidos, embora tudo dependa do país ou da localidade em que se situa.

O que é um eclipse solar total?

Foto: reprodução

O eclipse solar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a lua se interpõe em frente ao Sol e isso faz com que a estrela não seja visualizada.


No caso de ser "total" em alguns lugares, o Sol está completamente obscurecido pela Lua, porque, por uma chance cósmica, eles estão a uma distância justa com o diâmetro adequado para que seus tamanhos sejam iguais.


O eclipse total quando o Sol pode ser completamente visualizado é reduzido a um anel de luz que circundará a Lua, enquanto em outros lugares que serão observados de forma "parcial", o Sol tem parte de sua circunferência coberta.

Por que as pessoas vão pesar um quilo menos com o eclipse?


A administração da Agência Espacial Americana (NASA) explicou que a força gravitacional do planeta será afetada pela posição da Lua, entre a Terra e o Sol.



Este fenômeno permite que em 21 de agosto a lei da gravidade afete o peso das pessoas, por a Terra estar a 151,4 milhões de quilômetros do Sol e a Lua estar a 365.649 km da Terra ocasionará um fenômeno que causará a redução de cerca de 0,77 quilos nas pessoas.



Embora o valores mudem proporcionalmente de acordo com o peso da pessoa, muitos poderão "curtir" seu quilo a menos por alguns instantes.


Onde você pode ver o eclipse solar?

O eclipse na próxima segunda-feira será exibido de forma "total" nos Estados Unidos, que começará na costa do Oregon e culminará de forma "parcial" na costa da Carolina do Sul no final do dia.


Na América Latina, sua visualização dependerá de cada país, no Brasil, será escurecido em 40% em algumas áreas e durará cerca de duas horas. A Colômbia será um dos melhores lugares para vê-lo, porque atingirá um 51 por cento de escurecimento do sol, especialmente nas cidades de Riohacha e La Guajira.

Enquanto a Guatemala será observada em 40%, o México, 38% da escuridão, Peru e Equador verá muito pouco apenas cinco e nove por cento, respectivamente.


Por sua vez, Porto Rico viverá um espetáculo que não foi visto há 20 anos, com um escurecimento de 80% e na Venezuela será visto em 52,9% da escuridão na capital, que começará a partir de 15:45 hora local e terminará às 16:52.

Como visualizar o eclipse?

Foto: Reuters
Parte das recomendações que devem ser seguidas para poder visualizar o eclipse solar sem ter a visão afetada é não vê-lo sem proteção, porque causa queimaduras graves nas retinas. Nem deve ser visto através das nuvens ou o reflexo da água, já que a a luz ultravioleta chega durante a fase parcial do eclipse.


A única maneira segura de visualizá-lo é indiretamente, por meio de uma folha de papel que é feita um buraco e colocada na frente do Sol. A imagem do eclipse será visualizada na segunda folha.
Nunca olhe diretamente para o Sol
(Com informações da Telesur).
Convite: Inscreva-se em nosso canal do Youtube

Sala de Aula

Uma possibilidade de investigação para se realizar em sala de aula sobre o eclipse é exatamente tentar responder por quais motivos o fenômeno é visto de forma diferentes em determinadas partes do mundo, uns de forma "total" e outros de forma "parcial" e outros lugares nem mesmo conseguem ver o eclipse. E você, já sabe a resposta? Deixe seu comentário aqui em nossa página.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te

Os cinco maiores países do mundo

Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil são os cinco maiores países do mundo em extensão territorial. A semelhança fica somente no quesito tamanho do território, quando olhamos para alguns dados populacionais as diferenças podem ser bastantes significativas. Veja os dados populacionais de cada um desses gigantes territoriais. População da Rússia Densidade demográfica 8,8 hab/km² Homens 66.644.047 habitantes Mulheres 76.812.871 habitantes População residente em área rural 26,08 % População residente em área urbana 73,92 % População total 143.456.918 habitantes Taxa bruta de mortalidade 15 por mil Taxa bruta de natalidade 12 por mil Taxa média anual do crescimento da população 0,042 % População do Canadá Densidade demográfica 4 hab/km² Homens 17.826.268 habitantes Mulheres 18.113.659 habitantes População residente em área rural 18,35 % População residente em área urbana 81,65 % População total 35.939.927 habitantes Taxa bruta de mortalidade 8 por mil Taxa