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Anarriê! Será esse nosso Brasil agrário?


Anarriê, sala de aula.

Recebi um convite que me causou estranhamento. O recado da imagem acima me causou espanto não pelo fato da "festa junina" estar acontecendo em julho. Nem mesmo pelo fato de que a escola (espaço público) venderá comidas (ação capitalista) para os pais. Certo, eu sei que isso é "praxe" e que várias justificativas poderiam ser dadas em defesa do comércio em escola pública, mesmo assim, respeitando as opiniões em contrário, prefiro neste momento, continuar defendendo uma outra escola.




Voltando ao convite o que salta aos olhos é o fato dos alunos terem que comparecer a caráter, vestidos de "jeca". Minha dúvida: qual é a representação, para uma criança em formação, se "transformar" de forma estereotipada em jeca? O quê ou quem é o jeca? O que ele representa ou o que querem que ele represente?
Fonte: https://updatesaude.files.wordpress.com/2014/04/jeca-tatuzinho2.jpg

Será esse nosso Brasil agrário? É importante refletir sobre as representações desse Brasil rural inclusive, as influências francesas destas festividades juninas. Lembram do Anarriê? (do francês en arrière).

São possibilidades de novas aprendizagens (re)descobrir nosso Brasil rural, discutir movimentos sociais sem terra, reforma agrária, agronegócio, influência das culturas indígenas, europeias e africanas em nossa alimentação (lembre do bilhete: "A APP venderá comidas típicas"), música e idioma, por exemplo, o termo Caipira vem do tupi Ka'apir ou Kaa - pira, que significa "cortador de mato". 

Vejo possibilidades de trabalho interdisciplinar entre Geografia, História, Matemática, Português e Artes a partir da analise do contexto da figura do Jeca Tatu e sua construção em um Brasil do século XX que se pretendia moderno e, claro, aproveitar o momento e a oportunidade para uma bela confraternização festiva.


Algumas referências que poderiam ser discutidas com os alunos nestes períodos juninos.


A tradução do Jeca Tatu por Mazzaropi: um caipira no descompasso do samba. Disponível em <http://www.ufjf.br/revistaipotesi/files/2011/04/11-A-tradu%C3%A7%C3%A3o-do-Jeca-Tatu-por-Mazzaropi.pdf> Acesso em 21/07/2015.

Cultura Caipira. Disponível em <http://culturacaipira.webnode.com.br/aoutrafacedojeca>. Acesso em 21/07/2015.

Jeca Tatu. Disponível em <http://www.infoescola.com/biografias/jeca-tatu/>. Acesso em 21/07/2015.

Anarriê, alavantú, balancê: matutês de festa junina é, na verdade, francês. Disponível em <http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/06/650133-anarrie+alavantu+balance+matutes+de+festa+junina+e+na+verdade+frances.html>. Acesso em 21/07/2015.

Obs.: Este post foi originalmente publicado em julho 21, 2015 no site do Professor Santiago

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População da Rússia
Densidade demográfica 8,8 hab/km²
Homens 66.644.047 habitantes
Mulheres 76.812.871 habitantes
População residente em área rural 26,08 %
População residente em área urbana 73,92 %
População total 143.456.918 habitantes
Taxa bruta de mortalidade 15 por mil
Taxa bruta de natalidade 12 por mil
Taxa média anual do crescimento da população 0,042 %

População do Canadá
Densidade demográfica 4 hab/km²
Homens 17.826.268 habitantes
Mulheres 18.113.659 habitantes
População residente em área rural 18,35 %
População residente em área urbana 81,65 %
População total 35.939.927 habitantes
Taxa bruta de mortalidade 8 por mil
Taxa bruta de natalidade 11 po…