Pular para o conteúdo principal

O consumismo na infância


Uma discussão importante, diria que importante e necessária dentro do ambiente escolar é sobre o tema consumismo na infância. Consumismo não é a mesma coisa que consumo. Consumismo é a prática de um consumo ilimitado de bens duráveis, especialmente de artigos supérfluos, ou seja, daquilo que na dúvida, não precisamos. Em resumo, é a prática de comprar em demasia.

Engana-se quem pensa que esta é uma atitude presente apenas no comportamento de adultos, pois as crianças e adolescentes também estão expostos e não é exagero afirmar que eles são, inclusive, mais vulneráreis à ações midiáticas que levam as pessoas à prática do consumismo.

Com não é possível fugir de internet e televisão é importante refletir e provocar debate de como a rotina da criança é administrada.

Geralmente distante da supervisão direta de um adulto a criança é constantemente influenciada por apelos de agências de publicidade que buscam criar pseudo-necessidades com o objetivo final de ampliaçâo de práticas de consumismo, onde no caso da infância e adolescência reforça-se um consumismo não apenas material, mas também na forma de hábitos e alimentação.

O diálogo com os menores é fundamental como espaço de orientação e reflexão sobre o consumismo e a escola pode assumir este protagonismo na discussão analítica deste problema que possui desdobramentos econômicos, sociais e ambientais.

Você já desenvolveu alguma atividade em sua escola cujo objetivo foi refletir sobre as práticas do consumismo de nossa sociedade? Fale, nos comentario deste post sobre sua experiência. Socialize!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fuso Horário

FUSO HORÁRIO Cada um dos vinte e quatro setores esféricos em que se considerou dividida a superfície terrestre. Cada fuso horário é delimitado por dois semimeridianos que distam entre si 15°. Dentro de cada fuso horário convencionou-se existir a mesma hora (hora legal). Sempre que é necessário o traçado dos fusos é alterado, respeitando as fronteiras dos países, para que exista uma só hora dentro de cada estado. A Terra tem 24 fusos horários. O Meridiano de Greenwich (0°) é o marco inicial. Tendo Greenwich como referência, as localidades a leste apresentam horas adiantadas e as localidades a oeste registram horas atrasadas em relação a ele. Fuso Horário no Brasil O território brasileiro, por se encontrar no hemisfério ocidental, possui o seu horário atrasado em relação ao meridiano de Greenwich. Além disso, em razão de o país possuir uma ampla extensão (leste-Oeste), seu território é dividido administrativamente em quatro fusos horários, cuja demarcação oficia

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas. Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar. Caso você te

Proposta estabelece estratégia nacional para retorno às aulas

As diretrizes nacionais, definidas em acordo por todos os entes, servirão de referência para os protocolos de estados e municípios para o retorno às aulas. O Projeto de Lei 2949/20 estabelece uma estratégia nacional para retorno às aulas durante a pandemia de Covid-19. A proposta, do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), tramita na Câmara dos Deputados. Pelo texto, União, estados e municípios devem organizar colaborativamente o retorno às atividades escolares, interrompidas com o Decreto Legislativo 6/20 que reconheceu a calamidade pública por causa da pandemia. A estratégia será definida por princípios, diretrizes e protocolos, respeitadas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias brasileiras. As diretrizes nacionais, acordadas por todos os entes, servirão de referência para os protocolos de estados e municípios para o retorno às aulas. Elas deverão seguir princípios como atenção à saúde física e mental de profissionais de educação e estudantes; pr