O Senado Federal pede que dois ministros prestem informações sobre as manchas de óleo que atingiram o litoral do Nordeste. As primeiras manchas foram vistas ainda em setembro e a partir de então a Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou requerimentos com vários questionamentos para os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Uma audiência pública sobre o tema também está nas intenções dessa comissão.
Já são mais de 60 municípios atingidos, em nove estados. O que se espera é que os ministros informem ao Senado quais praias do Nordeste são afetadas e em risco; espécies da fauna e da flora contaminadas; população atingida; estimativa dos impactos econômicos decorrentes da poluição; medidas de contenção e mitigação de ameaças e danos ao meio ambiente; medidas de responsabilização dos causadores diretos e indiretos; planos de prevenção de riscos adotados; e plano de gerenciamento de crise em execução.
Os ministros também serão convidados a participar de uma audiência pública. O debate deve reunir também representantes do Ministério Público, de instituições e movimentos ligados ao meio ambiente, de associações de pescadores e da Capitania dos Portos, além de professores especialistas.
Fonte: Agência Senado
Comentários
Postar um comentário
Você é responsável pelo que pensa, fala e escreve.