Pular para o conteúdo principal

A INDÚSTRIA BRASILEIRA

 Olá meu nome é Santiago Siqueira e sou professor de Geografia e você, provavelmente, consumiu um produto industrializado hoje, seja o cafezinho preto, seja o macarrão no almoço ou uma bolacha enquanto lê este texto. E é sobre ela, a indústria brasileira, que vou falar agora, então segue o fio e vamos lá.



A INDÚSTRIA BRASILEIRA

Você já sabe o que é o PIB, nosso Produto Interno Bruto. A soma da riqueza produzida em todo o país, num período de um ano.

Essa riqueza é produzida pelas diversas atividades que cada pessoa faz, essas atividades estão divididas em setores econômicos. Os setores da economia participam do PIB de forma diferente. Mas o que são os setores econômicos?

A economia é distribuída em diferentes setores, sendo eles: setor primário, setor secundário e setor terciário.

A indústria pertence ao chamado setor secundário da economia, pois envolve atividades de transformação. Os chamados produtos industrializados.

Sabe pegar o leite e transformar em queijo, o trigo e produzir o macarrão ou a soja e transformar nos derivados da soja como por exemplo o óleo de soja.

A participação de cada setor econômico em 2016 era distribuída da seguinte forma: agricultura: 5,5% indústria: 18,5% serviços: 76%, ou seja, A ATIVIDADE INDUSTRIAL BRASILEIRA CORRESPONDIA A 18,5% DE TODA A RIQUEZA PRODUZIDA NO PAÍS.

Uma coisa chama a atenção de nossa indústria, ela é bastante diversificada destacando os ramos da metalúrgico, siderúrgico, petroquímico, de papel e celulose, bebidas, alimentos, confecção e calçados. E não para por aí não, as atividades que envolvem alta tecnologia também possui sua importância, com a fabricação de computadores, aviões e até mesmo satélites artificiais.

A pergunta que faço agora é: ONDE SE PRODUZ O QUE SE PRODUZ NO BRASIL? A DISTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL BRASILEIRA É DESIGUAL e podemos afirmar que as regiões Sudeste e Sul são as que concentram o maior número de indústrias no território, com destaque para São Paulo, o maior centro financeiro e industrial do Brasil e da América Latina.

Lembra que falei sobre as atividades primárias? Pois é, faz parte das atividades primárias o EXTRATIVISMO, denominação dada à ATIVIDADE ECONÔMICA BASEADA NA EXPLORAÇÃO DE RECURSOS MINERAIS, VEGETAIS OU ANIMAIS DIRETAMENTE DA NATUREZA, é muito praticado no Brasil.

Podemos ainda dividir o extrativismo no Brasil em duas categorias principais baseadas em suas técnicas, sendo uma desenvolvida por meio de instrumentos simples e técnicas rudimentares. E outra desenvolvida com base em técnicas e equipamentos sofisticados geralmente ocorre em áreas de grandes explorações extrativas.

Essas atividades minerais são muito praticadas no Brasil a exploração de jazidas de minérios principalmente nos estados de Minas Gerais, Pará e Mato Grosso provocam grandes alterações na paisagem a extração de minérios, sobretudo na escavação do solo rochoso é uma atividade econômica que degrada significativamente o ambiente onde morros são dinamitados e transformados em íngremes paredões, conhecidos como pedreiras.

Você sabia que a exploração de petróleo também consiste em uma atividade extrativa. Essa atividade, tem como característica, a utilização de elevada tecnologia, de mão de obra qualificada, além de grande investimento de capital público e privado.

Para aprender mais pesquise textos que falem da economia brasileira. Se for pesquisar na internet, procure sites confiáveis. Na descrição desse vídeo você vai encontrar as fontes pesquisadas e sugestões de leitura. Bons estudos.

Se você gostou desse texto compartilhe em suas redes sociais se não gostou não faça nada e espere o próximo texto. Um fraterno abraço e até lá.

 Fontes pesquisadas:

Torrezani, Neiva Camargo Vontade de saber: geografia : 7° ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018.

Dados sobre a economia brasileira: agenciadenoticias.ibge.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas mundi para usos múltiplos

Os trabalhos com mapas nas aulas de geografia são bastante importantes e a cartografia é uma linguagem já consolidada no auxílio das explicações geográficas, climatológicas e geológicas realizadas nas mais variadas situações didáticas.
Neste post disponibilizo alguns mapa mundi com que o professor de geografia pode utilizar nas mais variadas situações de aprendizagens. O primeiro mapa é o mapa mundi político em preto e branco com possibilidades de usos diversos, como por exemplo, divisão em continentes, países centrais e periféricos, etc. O segundo mapa mundi possui tema específico para se trabalhar as coordenadas geográficas, sendo possível elaborar jogos para melhor compreensão desse contúdo e, por fim, o terceiro mapa mundi trata-se de um mapa mudo onde é possível trabalhar vários temas de acordo com o conteúdo selecionado. Este é um mapa que pode ser aberto em um editor de imagem (como o Paint do Windows) para preencher cada país com a cor que desejar.
Caso você tenha feito uso dess…

Proposta estabelece estratégia nacional para retorno às aulas

As diretrizes nacionais, definidas em acordo por todos os entes, servirão de referência para os protocolos de estados e municípios para o retorno às aulas.
O Projeto de Lei 2949/20 estabelece uma estratégia nacional para retorno às aulas durante a pandemia de Covid-19. A proposta, do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), tramita na Câmara dos Deputados.Pelo texto, União, estados e municípios devem organizar colaborativamente o retorno às atividades escolares, interrompidas com o Decreto Legislativo 6/20 que reconheceu a calamidade pública por causa da pandemia. A estratégia será definida por princípios, diretrizes e protocolos, respeitadas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias brasileiras.As diretrizes nacionais, acordadas por todos os entes, servirão de referência para os protocolos de estados e municípios para o retorno às aulas. Elas deverão seguir princípios como atenção à saúde física e mental de profissionais de educação e estudantes; prev…

Os cinco maiores países do mundo

Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil são os cinco maiores países do mundo em extensão territorial. A semelhança fica somente no quesito tamanho do território, quando olhamos para alguns dados populacionais as diferenças podem ser bastantes significativas.

Veja os dados populacionais de cada um desses gigantes territoriais.

População da Rússia
Densidade demográfica 8,8 hab/km²
Homens 66.644.047 habitantes
Mulheres 76.812.871 habitantes
População residente em área rural 26,08 %
População residente em área urbana 73,92 %
População total 143.456.918 habitantes
Taxa bruta de mortalidade 15 por mil
Taxa bruta de natalidade 12 por mil
Taxa média anual do crescimento da população 0,042 %

População do Canadá
Densidade demográfica 4 hab/km²
Homens 17.826.268 habitantes
Mulheres 18.113.659 habitantes
População residente em área rural 18,35 %
População residente em área urbana 81,65 %
População total 35.939.927 habitantes
Taxa bruta de mortalidade 8 por mil
Taxa bruta de natalidade 11 po…